segunda-feira, 25 de março de 2013



O Brasil não tem povo, tem público." (Lima Barreto) Esta frase sintetiza ironicamente, para o autor, a relação entre o Estado republicano e a sociedade brasileira. O que Lima Barreto quis dizer com essa afirmação?
R- Lima Barreto quis dizer que a população brasileira "assistiu" ao nascimento da república, não tendo participação ativa.

Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se:

a) a militarização do poder político e a universalização da cidadania.
b) a descentralização do poder político e um regime presidencialista forte.
c) um poder executivo frágil e a criação de forças públicas estaduais.
d)  a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos e a instituição do voto secreto.
e)  a fundação do Banco do Brasil e a descentralização do poder político.

3º A política financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro:

a) Campos Sales
b) Quintino Bocaiúva
c) Benjamim Constant
d) Rui Barbosa
e) Aristides Lobo

4º Qual a situação econômica do Brasil quando Campos Sales assumiu a presidência? Que medidas adotou frente a esta situação?

R- Crise financeira decorrente da política do "encilhamento" promovida por Rui Barbosa. Campos Sales, antes de assumir a presidência da República, conseguiu um grande empréstimo ("funding loan") aos ingleses e prorrogou o pagamento da dívida externa com esses mesmos credores. Saneou a economia nacional com medidas austeras como o congelamento de créditos e salários, novos impostos e aumento da arrecadação tributária. Com essas medidas Campos Sales consegue sanear a economia nacional.


5. (UEL) O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da:


a)      Promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.

b)     Supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.


c)      Montagem de modernas instituições – autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.

d)     Instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.


e)      Predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.




6) por que Eric Robsbawm considera o século XX, como um século prevê ?

R- Para a história, o importante são os fatos que marcaram um determinado período, é assim que o Eric Robsbawm vai analisar o século XX, pois para ele se inicia o século em 1914 com a 1º guerra mundial, e seu termino é com o fim da URSS, O fim definitivo da URSS foi oficializado em 21 de dezembro de 1991, com a criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), organização supranacional formada por Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão. É essa ao olhar dos historiadores e é essa a forma que Eric Robsbawm ver o século XX.




7º O que foi a politica do café com leite?

R- Consolidação da Política, onde Se baseava na autonomia para os Estados, em contrapartida estes não fariam oposição no Governo Federal, nesse senário vimos uma alternância do poder politico entre Minas gerai “ grade produtor de leite”  e são Paulo “grande produtor de café”.


8-O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

a) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.

b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.

c) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.

d) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.

e) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

 Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”.  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente
a)      República Oligárquica e  Hermes da Fonseca  

b)     República da Espada e Deodoro da Fonseca

c)      República da Espada e Floriano Peixoto

d)     República Oligárquica e  Prudente de Morais

e)      República da Espada e Campos Sales.


10) Quais as mudanças e semelhanças na forma de fazer politica na primeira republica com as dos  dias atuais?

R- resposta pessoal, buscando trabalhar o que foi visto em sala de aula.


Boa Sorte!!!

Um comentário: